A Origem dos Nossos Alimentos.


Atividade: Descobrindo a origem dos nossos alimentos

Palavras chave: Alimentação, jogos didáticos, educação ambiental.

Público: Educação infantil e quarto ano do ensino fundamental.

Data: 17/11/2017

Local: Escola Municipal Friedenreich

Descrição:
A prática consiste em colocar em duplas, como em um jogo da memória, os alimentos de acordo com a sua matéria prima e o alimento industrializado. São duas ideias distintas: em uma delas, um lado da carta tem uma imagem de um produto industrializado e no outro, o alimento in natura. No outro baralho, colocamos alimentos in natura e a forma como são cultivados. O objetivo dessa atividade consiste em  instigar a curiosidade das crianças sobre o cultivo dos alimentos que conhecem e/ou costumam comer.
Em uma aula sobre alimentos, na qual os alunos e alunas foram estimulados a desenhar a árvore, ou o “pé” de determinado produto industrializado a partir da escolha de um alimento, percebemos a falta de conhecimento das crianças em relação à origem dos alimentos e por isso, sentimos a necessidade de trabalhar o assunto com eles.
A ideia inicial é desenvolver uma conversa a partir da exibição do vídeo “Comida que Alimenta”, que, além de tratar a questão da agroecologia, traz a produção de alimentos como atividade desenvolvida por pessoas em suas áreas. Após isso, as cartas são colocadas nas mesas dos grupos, e eles são estimulados a descobrirem os pés de cada alimento ali disposto. A atividade pode ser apresentada como um jogo da memória tradicional, onde as cartas ficam viradas e as crianças são orientadas a retirarem os pares dos alimentos, ou, para as séries iniciais, deixar as cartas viradas e elas e eles irem fazendo os pares a partir de seus conhecimentos. Ao longo da ação, vamos trocando ideias com as crianças a fim de estimulá-las a fazer a atividade com seus colegas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção de um Terrário

Alimentos Industrializados e Naturais

Relato Mangue do Fundão