Nossa História

EVENTOS 2016:

1.BioSemana UFRJ.
Minicurso na Vigésima Semana da Biologia da UFRJ, ministrado em quatro encontros de duas horas. Procuramos levantar concepções dos cursistas a respeito das grandes áreas temáticas Educação Ambiental e Direitos Humanos, a fim de apontar possibilidades de articulações dos temas na Escola.
A discussão da temática suscitou reflexões e comentários dos cursistas que nortearam a construção do curso de maneira a nos aproximarmos dos principais questionamentos.

2. Seminário da Rede de Agroecologia UFRJ.
Primeiro encontro da REDE, estavam presentes os grupos: EAPEB(Projeto Fundão Biologia, Faculdade de Educação); Muda Maré (Instituto de Biologia); Feira Agroecológica (DIUC, COPPE); Plantando Moradia (Alojamento-UFRJ); Capim-Limão (Instituto de Biologia); MUDA (Engenharia Ambiental; Geomata (Centro de ciências Matemática e da Natureza).
Realizamos uma dinâmica de apresentações dos componentes da Rede e, em seguida, cada grupo apresentou seu projeto, as possíveis contribuições e o que cada um gostaria de receber da Rede. As apresentações duraram o dia inteiro. Finalizamos com uma agenda comum de atividades e com a perspectiva de novos encontros.

3. Encontro Nacional de Ensino de Biologia.
O EAPEB esteve presente no VI Encontro de Ensino de Biologia (ENEBIO) que aconteceu no início do mês de outubro na Universidade Estadual de Maringá (PR). Oferecemos uma oficina sobre consumo e alimentação e tambe´m apresentamos um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Além disso, uma de nossas ex bolsistas e colaboradora do projeto apresentou parte de sua pesquisa de mestrado desenvolvido na UFF e, co orientada por nossa coordenadora, com alguns resultados das atividades na temática em alimentação desenvolvidas no projeto.

4.Bio na Rua
Participamos do evento Bio na Rua, organizado por estudantes do centro acadêmico de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
A atividade se fez em duas etapas: na primeira os participantes foram convidados a "fazer compras" em um supermercado (foram impressos rótulos de produtos industrializados, e fotos de produtos in natura) e escolheriam 10 itens. 
A segunda parte consistia em distribuir os produtos comprados pelas categorias do novo Guia Alimentar para a População Brasileira que são: In natura (produtos de origem natural), Óleos e temperos (produtos os quais usamos para o preparo da comida), Processados (produtos  que foram minimamente processados, sem adição de aditivos químicos), Ultra processados (aqueles que sofrem a adição de aditivos químicos) 

5.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A atividade foi realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ, visando uma discussão sobre como os alimentos chegam até nossas casas. 
A oficina baseou-se em promover uma discussão sobre o caminho dos alimentos desde a sua produção até o consumo e levou o nome “rota dos alimentos”. A rota dos alimentos é uma maquete interativa, onde os participantes colocam placas de isopor com estágios da produção dos alimentos e os diferentes caminhos por onde eles passam até chegar às nossas residências. 
Fizemos a discussão sobre quais os caminhos de um alimento industrializado e um produto in natura, quais serão as diferenças sobre preço,produto, quantidade, qualidade e como a mídia tem um importante papel no preço desses produtos. 
Questionamos também sobre a ausência de pessoas na maquete e sobre as relações de trabalho em cada uma das situações apresentadas.



EVENTOS 2015:

1. Participação no Congresso Internacional de Pedagogia 2015 em Havana, Cuba. 
Foi apresentado o trabalho “Educação Ambiental na formação inicial e continuada de professores: articulando ensino, pesquisa e extensão na UFRJ”. O trabalho teve por objetivo apresentar as atividades realizadas ao longo de 2013 no âmbito do projeto “Relação Universidade-Escola: ampliando abordagens no ensino de Ciências a partir da Educação Ambiental”, apoiado pela FAPERJ em uma escola do Município do Rio de Janeiro.


2. Bio na Rua 
Participamos do evento Bio na Rua, organizado por estudantes do centro acadêmico de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
A atividade se fez em duas etapas: na primeira os participantes foram convidados a "fazer compras" em um supermercado (foram impressos rótulos de produtos industrializados, e fotos de produtos in natura) e escolheriam 10 itens. 
A segunda parte consistia em distribuir os produtos comprados pelas categorias do novo Guia Alimentar para a População Brasileira que são: In natura (produtos de origem natural), Óleos e temperos (produtos os quais usamos para o preparo da comida), Processados (produtos  que foram minimamente processados, sem adição de aditivos químicos), Ultra processados (aqueles que sofrem a adição de aditivos químicos) 

3. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 
Participamos da SNCT da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conseguimos levar, com a ajuda da PR5, algumas de nossas escolas parceiras, como a Friedenreich e a Orlando Villas Boas, para o evento. 
A atividade se fez em duas etapas: na primeira os participantes foram convidados a "fazer compras" em um supermercado (foram impressos rótulos de produtos industrializados, e fotos de produtos in natura) e escolheriam 10 itens. 
A segunda parte consistia em distribuir os produtos comprados pelas categorias do novo Guia Alimentar para a População Brasileira que são: In natura (produtos de origem natural), Óleos e temperos (produtos os quais usamos para o preparo da comida), Processados (produtos  que foram minimamente processados, sem adição de aditivos químicos), Ultra processados (aqueles que sofrem a adição de aditivos químicos) 


OFICINAS 2014:

  • Alunos da graduação:
Estiveram presentes nesse minicurso, alunos do curso de Ciências Biológicas da UFRJ e também de outra instituição.
Oferecemos um minicurso na XVIII BioSemana UFRJ, realizada no Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 16 de maio de 2014. O minicurso chamado “Educação Ambiental na Escola: Temáticas e Metodologias” contou com uma aula teórica com noções gerais do campo da Educação Ambiental crítica e três oficinas teórico-práticas, nas quais abordamos diferentes perspectivas de Educação Ambiental, sustentabilidade e consumo (bens, alimentos, recursos). Na oportunidade foram apresentados os materiais didáticos produzidos pela equipe do projeto “Educação Ambiental para professores da Escola Básica: perspectivas teóricas e práticas” em suas parcerias interinstitucionais público-público.

  • Alunos da Escola Municipal Chile:
A escola foi escolhida por ser parceira em projeto coordenado por uma das professoras do Projeto Fundão, apoiado pela FAPERJ. O nosso grupo ministrou a oficina “Educação Ambiental e sociedade: consumo e obsolescência”, no dia 30 de julho de 2014, para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental. A atividade foi avaliada e tabulada pelos bolsistas do projeto.

  • Professores da CIEP(Centros Integrados de Educação Pública) Lauro Oliveira de Lima:
Oferecemos uma oficina para professores do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, localizado em Rio das Pedras. Neste caso os professores tiveram a opção de escolher a temática que a ser trabalhada, e então ministramos a oficina “Educação Ambiental e sociedade: consumo e alimentação” em 27 de agosto de 2014. O intuito dessa apresentação foi expor aos alunos temas comumente discutidos em nossa sociedade, como a alimentação e o consumo, que teve como objetivo ajudar a pensar criticamente sobre os alimentos que estamos consumindo em nosso dia a dia. A discussão teve como base os alimentos industrializados, os agrotóxicos e os alimentos orgânicos. A atividade foi avaliada e tabulada pelos bolsistas do projeto.

  • Curso no Jardim Botânico:
A coordenadora do projeto foi convidada a participar do curso interinstitucional de extensão em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Este curso tinha como temática a Educação Ambiental e contava como público alvo profissionais de diversas formações com interesse ou atuação em Educação Ambiental. Nossa participação foi marcada pela elaboração, apresentação e tabulação da oficina “Materiais didáticos em Educação Ambiental Crítica”, ocorrida no dia 25 de setembro de 2014, e pela apresentação dos resultados da oficina no encerramento do curso, em 25 de outubro de 2014.

  • Para professores da Escola Municipal Friedenreich:
      No ano de 2014 foi oferecido aos professores da E. M. Friedenreich um minicurso intitulado “Educação Ambiental, Sustentabilidade e escola”, no segundo semestre de 2014. Foram ministradas aulas teóricas sobre Educação Ambiental Crítica para ambientar os docentes com as temáticas relacionadas ao assunto, com a intenção de desenvolver, ao longo de 2015, um projeto contínuo nessa instituição municipal.

  • Para alunos da Didática Especial das Ciências Biológicas:
Foi ministrada, pela coordenadora Jacqueline Girão, uma aula/oficina sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Biologia, na disciplina Didática Especial das Ciências Biológicas 2 para licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFRJ. A aula consistiu de explanação teórica sobre o tema e oficina com o material da Hemeroteca socioambiental. 

  • Feira de Ciências Escola Municipal Chile:
A convite da professora Maria Margarida Gomes, coordenadora de um subprojeto do Projeto Fundão, que coordenou um projeto financiado pela FAPERJ, nos convidou para participar da na Feira de Ciências da Escola Municipal Chile, em 5 de novembro de 2014. A atividade consistiu em expor algumas imagens com diferentes temáticas socioambientais e pedir para que os alunos colocassem sua impressão em um papel através de desenhos, ou frases.

EVENTOS 2014:

1.  Participação no V ENEBIO (Encontro Nacional de Ensino de Biologia), realizado no período de 08 de setembro a 11 de setembro de 2014, na Universidade de São Paulo, campus Capital. Apresentando os trabalhos: “A ‘Hemeroteca Socioambiental’: Uma estratégia para a Educação Ambiental Crítica na Escola e na Formação de Professores” e “A Formação de Professores na Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Articulando Ciências e Educação Ambiental na Escola Pública”. Os trabalhos encontram-se publicados Revista SBEnBio(Acesse aqui).

2. Os bolsistas participaram e apresentaram trabalhos na 5ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, evento que incluiu o 11º Congresso de Extensão da UFRJ, apresentando o trabalho “Educação ambiental crítica na relação universidade/escola: articulando ensino, pesquisa e extensão” e o resumo encontra-se disponível nos anais do evento(Acesse aqui). Além disso, na mesma semana apresentamos na XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ com o trabalho “A Formação de Professores na Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Articulando Ciências e Educação Ambiental na Escola Pública”, e o resumo encontra-se disponível nos anais do evento(Acesse aqui). 

O evento faz parte da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JICTAC-2014) e é um evento que reúne os alunos de graduação em torno da exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural estabelecendo, desta forma, um produtivo intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ.

NO ANO DE 2013:

Aconteceram oficinas no âmbito do Projeto “Relação Universidade-Escola: ampliando abordagens no ensino de Ciências a partir da Educação Ambiental”( que recebeu fomento da FAPERJ pelo edital de apoio a escolas públicas do estado). A instituição contemplada foi a Escola Municipal Orlando Villas Boas.

  • Para professores do Ensino Regular:
    1. “EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR E SUSTENTABILIDADE: DESAFIO PARA PRÁTICAS E PESQUISAS”:
Esta foi a primeira oficina e tinha como tema “Educação Ambiental e Sustentabilidade” e abordava conteúdos como: as diferentes concepções de Educação Ambiental; a diferença entre a Educação Ambiental transformadora, crítica ou emancipatória; a percepção do aluno; Educação Ambiental e currículo. Em seguida, apresentaríamos algumas questões próprias da Educação Ambiental escolar e finalizaríamos com dois pequenos vídeos, sobre consumo.

  •         Oficinas com professores do programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA):
    1.  “ARROZ, FEIJÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO”:
A segunda delas foi oferecida aos professores do PEJA e, a pedido dos próprios docentes, ela abordou a problemática atual do uso desenfreado de agrotóxicos na agricultura, estimulando o debate e a reflexão sobre o tema. Seu objetivo foi discutir questões relacionadas à alimentação, qualidade de vida e uso de agrotóxicos, na perspectiva da Educação Ambiental crítica, focalizando o caráter político, social e ambiental da problemática.
Passamos uma versão (editada pelo grupo) do documentário “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, complementado com informações e imagens selecionadas do acervo do projeto a respeito do consumo de agrotóxicos no Brasil e no mundo. Em seguida, pedimos que os professores elaborassem um projeto pedagógico para trabalhar o tema com seus alunos. Esse projeto foi enviado para nós algumas semanas depois.
O debate foi bastante produtivo: em vários momentos os professores comentaram que muitos alunos, devido à sua origem em áreas rurais do nordeste ou do estado do Rio, tem conhecimentos sobre uso medicinal e/ou culinário de ervas e temperos. Muitos, inclusive, cultivam algumas delas em suas casas. Nesse sentido, o tema foi, para os professores, muito enriquecedor e teve interessantes desdobramentos em suas práticas pedagógicas. Esse contato, para nós, foi um desafio e um prazer, pois temos pouca experiência com a Educação de Jovens e Adultos, e as questões e desafios relatados pelos professores nos estimularam a nos dedicar, futuramente, a esse segmento. Das avaliações recebidas, surpreendeu o fato de poucos professores conhecerem os malefícios dos agrotóxicos, bem como a Monsanto, corporação que produz defensivos agrícolas e espécies transgênicas.

  
    2.  “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIEDADE: CONSUMO E ALIMENTAÇÃO”:
Retomamos a discussão sobre alimentação iniciada na primeira oficina, focalizando, mais especificamente, os alimentos industrializados e as substâncias tóxicas neles inseridas, relacionado esses fatos ao modelo agrário e ao sistema socioeconômico vigente no país. Trabalhamos também com análise de rótulos de alimentos a partir do texto “Não deixe o supermercado te enganar”
(Acesse aqui),adaptado para o grupo de professores em questão.
A atividade foi complementada com um ensaio fotográfico que aborda o caráter cultural da alimentação, bem como a desigualdade social que se revela na possibilidade de aquisição de alim entos, e um fragmento do documentário “Brasil orgânico”(Acesse aqui), de Kátia Klock e Lícia Brancher, produzido em 2013. Nesse vídeo são abordades os riscos dos agrotóxicos e o desenvolvimento agroecológico e agricultura orgânica. Os professores foram estimulados a buscar, nos rótulos, os aditivos presentes, em quantidade e qualidade, e pesquisar seus efeitos nas informações do texto. Mais uma vez, nos deparamos com o desconhecimento do grupo sobre o assunto, que não é privilégio desse grupo ou de outro qualquer, mas reflexo da falta de informações a respeito do que ingerimos nos alimentos industrializados. Esse fato aponta para a relevância de atividades como essas serem desenvolvidas com professores e alunos , cumprindo uma das funções primordiais da escola, qual seja, a de informar seus alunos e desenvolver uma visão crítica a respeito da sociedade. Finalizamos com uma discussão sobre a necessidade e os possíveis caminhos para se buscar uma alimentação saudável, baseada em produtos naturais e, preferencialmente, orgânicos.
  •        Oficinas realizadas com alunos (Inauguração da Sala Ambiente):
A inauguração da "Sala ambiente de Educação Ambiental e e Ciências" foi um evento de fim de ano realizado por nossa equipe para apresentar aos alunos e professores a nova Sala Ambiente e para dar maior visibilidade ao Projeto. Nesta atividade, trabalhamos temáticas da Educação Ambiental e socializamos várias possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental em diferentes disciplinas.
  1.   TURMAS DE 6º E 7º ANOS: LIXO
Para as turmas do 6º e 7º anos, foi apresentado o documentário “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado (1988). Em seguida, distribuímos o texto “Meus 11 anos de lixão”, produzido pelas bolsistas de IC e extensão, que foi lido coletivamente. Solicitamos aos alunos do 7º ano que escrevessem um final para o texto, enquanto os do 6º deveriam fazer um desenho de um objeto qualquer, mostrando o caminho percorrido da produção ao descarte final.
  2.  TURMAS DE 8 º e 9º anos: SONHO DE CONSUMO Com o 8º e 9º anos, fizemos uma discussão sobre consumo, com base nos vídeos “Volkswagen: perfeito para sua vida”(Acesse aqui) e “Necessário para a sua vida?” (Acesse aqui), uma problematização ao primeiro. Em seguida, distribuímos e lemos o texto “A roupa da vez”, produzido pelas bolsistas de IC e extensão. O final do texto ficou em aberto para que os alunos dessem continuidade ao mesmo. Infelizmente, não tivemos acesso ao material produzido pelos alunos. A partir dos vídeos e do texto, elaboramos um power point com as perguntas:
- você se lembra de alguma coisa que quis muito comprar?
- você conseguiu comprar?
- por que comprar?
- como se sentiu quando comprou?
- você se sente mais feliz hoje porque conseguiu comprar isso?
Ao final da discussão foram feitas as perguntas: “Qual é o seu sonho de consumo?” e “Quais são seus sonhos que não incluem consumo?”. O debate foi mediado pelas bolsistas e recolhemos as respostas dos alunos.

  •         Oficinas para professores, fora do ambiente escolar:
CEAMP: Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca.

“CONSUMO, OBSOLESCÊNCIA E LIXO":
Esta teve por objetivo discutir, do ponto de vista da educação ambiental crítica, os problemas socioambientais relacionados à obsolescência dos bens de consumo. Nesta, houve somente o acompanhamento da oficina.

"CONSUMO E ALIMENTAÇÃO":
Teve como objetivo discutir, do ponto de vista da educação ambiental crítica, os problemas socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados, bem como ao uso de agrotóxicos nas hortaliças e frutas. Nesta, houve maior participação em elaboração, produção de materiais e textos e acompanhamento da oficina.

  •         Oficina para professores da 2ª coordenadoria regional de educação:
"PROJETO TECENDO REDES PENSANDO NA RIO+20: OFICINA A HISTÓRIA DAS COISAS":
Em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu da Vida e UFF, no âmbito do Projeto “Tecendo Redes por um planeta Terra saudável.

  •          Oficinas realizadas com alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ:
1.   “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS CTSA”:
Foi realizada uma oficina sobre Educação Ambiental Crítica na perspectiva CTSA para alunos da disciplina Didática Especial 2, do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura Noturno e diurno da UFRJ. Nesse momento, articulamos nossas ações de extensão às disciplinas ministradas pela coordenadora.


NO ANO DE 2012:

OFICINAS 2012:
  • Maricá - A diversidade da Educação Ambiental + Sustentabilidade
Neste ano foram oferecidas oficinas para as Redes Municipais de Educação de Maricá e do Rio de Janeiro. Uma delas ganhou destaque na página da Prefeitura de Maricá, podendo ser acessada através do Link.
Em março de 2012, foi realizada a oficina A diversidade da Educação Ambiental junto com a oficina sobre sustentabilidade fazendo relação com a Rio + 20, para 14 professores da rede Municipal de Maricá – município que criou a disciplina Educação Ambiental no contra-turno. Essas duas oficinas acabaram por se tornar nosso carro chefe, a primeira por ser introdutória ao tema e a segunda devido à Rio+20, cujo tema central foi economia verde e sustentabilidade.

  • “Sustentabilidade, Cidadania e Meio Ambiente”.
Construímos essa oficina devido à forte presença da temática sustentabilidade nas escolas, na sociedade e na mídia e também por ser o conceito fundante da Rio + 20. A partir de reportagens e textos de cunho crítico, conservador e empresarial, abordamos os entendimentos possíveis sobre sustentabilidade e seus desdobramentos nas práticas escolares. A maioria das reportagens selecionadas é proveniente de um jornal de grande circulação no Rio de Janeiro. Optamos por esse material, pois tem uma grande amplitude de distribuição e é um importante formador de opinião. Além dessas reportagens, utilizamos também trechos do livro Consumo Sustentável do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), que também funciona como texto complementar. Ao final, oferecemos algumas sugestões de leitura.
   
  • NEA - Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico
Nesta ocasião aconteceu a oficina relacionada ao vídeo “A História das Coisas” aos professores das escolas da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (IIª CRE), dando continuidade ao trabalho do ano passado. A partir dessa oficina, os professores desenvolveram um jogo que foi apresentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012, cujo tema foi “sustentabilidade”.
   
  • CEAMP - Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca.    
Através de uma parceria realizada com o Núcleo de Extensividade da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, oferecemos oficinas na forma de minicurso (com três encontros) no CEAMP para aproximadamente 30 professores.

OUTRAS PARCERIAS:

  • Projeto integrado ao Projeto Fundão e ao Museu da Vida/FioCruz        
Foram firmadas parcerias com o projeto “Modelos no Ensino de Ciências e Biologia: materiais didáticos e oficinas pedagógicas para professores da Escola Básica” (subprojeto do PROJETO FUNDÃO) e o projeto “Tecendo redes por um planeta saudável” (Museu da Vida/FIOCRUZ).
   
  • Projeto financiado pela FAPERJ: “Diversificando estratégias de ensino de Ciências e Biologia no diálogo universidade escola”    
Desenvolvido por professores do Projeto Fundão Biologia junto ao CIEP Jornalista Sandro Moreyra, (Caxias, RJ). Fizemos encontros com os professores da escola, elaboramos um questionário para o levantamento das demandas relativas à Educação Ambiental e oferecemos uma oficina. A greve na rede estadual impediu que déssemos continuidade às atividades.


EVENTOS 2012:

  • VI Encontro Regional de Ensino de Biologia EREBIO - RJ
Foi apresentado um trabalho na forma oral e também foi compartilhado um estande com outros projetos do Projeto Fundão, onde os participantes puderam ter contato com as atividades do Projeto durante todo encontro.
   
  • 9º Congresso de Extensão da UFRJ
Em outubro deste ano, apresentamos comunicação oral no IX Congresso de Extensão da UFRJ. Este trabalho recebeu do Instituto de Biologia o premio Luiza Sartori, obtendo 3º lugar na categoria extensão.

NO ANO DE 2011:

Neste ano o projeto contou com mais um bolsista.
  • Oficina pra professores da IIa CRE ( 2ª CRE) - “As coisas que contam história”
A oficina foi criada a partir do vídeo A historia das coisas, versão brasileira do documentário “The Story of Stuff”, de Annie Leonard. O documentário aborda de forma clara e objetiva o nosso padrão de consumo e produção e tem sido bastante utilizado nas escolas. Esta oficina foi produzida em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico (NEA/JB).

  • Biosemana 2011
Em maio de 2011, oferecemos, na forma de mini-curso, uma oficina concebida a partir da fusão das oficinas existentes.

  • “A diversidade da     Educação Ambiental”
Em dezembro de 2011, oferecemos a oficina para professores da II CRE em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico. Utilizamos imagens e frases de cada vertente do campo, mais texto de apoio.

EVENTOS 2011:

  • 8º Congresso de extensão da UFRJ.    
Em outubro deste ano, apresentamos comunicação oral no VIII Congresso de Extensão da UFRJ sobre as atividades realizadas até o momento. Este trabalho recebeu do Instituto de Biologia o premio Luiza Sartori, obtendo 3º lugar na categoria extensão.
 
NO ANO DE 2010

OFICINAS 2010:

Primeira oficina: “A diversidade da Educação Ambiental”
  •     Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/FE/UFRJ) – Geografia.
A oficina intitulada “A diversidade da Educação Ambiental” foi oferecida ao grupo de professores/alunos do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB) Geografia e abordou as principais vertentes da educação ambiental, utilizando charges e fragmentos de textos. Utilizamos imagens e frases de cada vertente do campo, extraídos da internet e do material existente no Projeto Fundão, além de dois textos de apoio: “A natureza do problema” (GUIMARÃES, 2004) e “Introdução á Gestão Ambiental Pública” (QUINTAS, 2006).
EVENTOS 2010:
  • 7º Congresso de extensão da UFRJ

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