BioSemana

Atividade: Mini-Curso Educação Ambiental e Direitos Humanos nas práticas escolares, em parceria com a professora  de ciências e Biologia Natália Rios, do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Palavras chave: Direitos universais; Sujeitos de Direito; Justiça Socioambiental

Público: Universitárias(os) de Biologia, Biomedicina e Pedagogia.

Data: de 9 a 12 de Maio.

Local: Instituto de Biologia, Centro de Ciências da Saúde, Ilha do Fundão, RJ.

Descrição:

Minicurso na Vigésima Semana da Biologia da UFRJ, ministrado em quatro encontros de duas horas. Procuramos levantar concepções dos cursistas a respeito das grandes áreas temáticas Educação Ambiental e Direitos Humanos, a fim de apontar possibilidades de articulações dos temas na Escola.
A discussão da temática suscitou reflexões e comentários dos cursistas que nortearam a construção do curso de maneira a nos aproximarmos dos principais questionamentos trazidos. Eis alguns deles:

"A gente gera o lixo, mas não o queremos próximo", "A pessoa tem direito de saber o que está acontecendo no mundo", "Tratam a natureza como produto", "Não sabemos de onde o produto vem/trabalho ultra mecanizado", "Como acontece? Para onde vai esse lixo? De onde veio?", "Quanto que custa?", "Direito de quê?", "E o direito do recurso?", "Quem pode escolher?", "O que é do nosso interesse?".

Foram apresentados importantes conceitos dos campos da Educação, Educação Ambiental e dos Direitos Humanos. Intercalado a isso, questionamentos provocativos foram feitos aos cursistas que participavam, trazendo experiências pessoais e perspectivas prévias. A discussão foi frutífera e culminou com a devolução dos questionamentos que trouxeram no primeiro momento do curso.

Em conjunto com a turma, construímos um quadro com palavras-chave que a temática do curso lhes trazia, fazendo aproximações com Direitos, Educação e Ambiente. Observamos, ao fim, a dificuldade de encontrar consenso a partir de conceitos amplos e o quanto há possibilidades de diálogo entre as temáticas.
A partir de todas as reflexões geradas, propusemos a construção de uma atividade para um contexto escolar que cada um dos cinco grupos de cursistas escolhesse.

Resultado:

Os grupos produziram atividades que envolveram do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, passando por variados temas: desperdício e distribuição desigual dos alimentos no planeta; obesidade x desnutrição; hidrelétricas; biodiversidade; cidades e industrialização.

Acreditamos que conseguimos inspirar os cursistas a buscar respostas às perguntas que norteiam nosso grupo de pesquisa e que pretendíamos quando construímos o curso: Como incorporar questões tão complexas nas práticas escolares em diferentes anos de escolaridade? Como problematizar o discurso em educação ambiental, contribuindo para a construção de uma cultura de democracia e justiça?

Deixamos então para os leitores do blog esses questionamentos.





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