Oficina de educação ambiental


Atividade: oficina de educação ambiental.

Palavras chave: EA Escolar, Materiais Didáticos, formação de professores

Público: Licenciandos (as) de ciências biológicas da UFRJ

Data: 22 de Junho de 2016

Local: Cidade Universitária, Centro de Ciências da Saúde , UFRJ.

Descrição
Realizamos uma oficina na aula de Didática Especial de Ciências Biológicas na UFRJ, turma da professora Jacqueline Girão. Estavam presentes Amanda, Alessandra, Caio, Thaís e Gabriela.
Primeiramente foram discutidos pontos do texto: LOUREIRO, C. F. B.; LIMA, Jacqueline G. S. Educação ambiental e educação científica na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica, com auxílio de três mediadores da turma. Após a discussão, a turma foi dividida em 5 grupos, e cada grupo recebeu um tipo de material que usamos em oficinas nas escolas: 1- imagens; 2- o vídeo propaganda da Volkswagen e este vídeo editado; 3- rótulos de alimentos; 4- o Guia Alimentar para a População Brasileira; 5- a hemeroteca socioambiental.
Cada grupo ficou responsável por elaborar uma atividade de Educação Ambiental (EA) Crítica para a turma que acompanha na de Prática de Ensino, utilizando o material recebido.

Resultados
Após a elaboração das atividades, os aulnos apresentaram suas propostas ao coletivo. Na avaliação, perguntamos se eles haviam tido contato com a EA Crítica, se a oficina trouxe novas formas de ver a EA na escola, e se eles se sentiam mais estimulados a trabalhar na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) futuramente em suas aulas. 56% afirmaram que tiveram contato com EA Crítica durante sua formação, enquanto 46% afirmaram que não. Em relação às duas perguntas restantes, 100% afirmaram que tanto adquiriram novas formas de enxergar a EA na escola, quanto se sentem mais estimulados a trabalhar na perspectiva CTSA.
Como exemplos de respostas às avaliações, podemos ressaltar: “não pensar EA só como uma cartilha dizendo o que fazer e que não é pra fazer”, “essa perspectiva tem uma abordagem mais social, trazendo para a realidade dos alunos”, “antes eu praticava a EA através da cativação e apelo emocional para uma mudança de atitudes individuais, agora vejo formas bem mais amplas de trabalhar”, “a perspectiva CTSA oferece maior consistência à EA e tem potencial para planejamentos futuros”, “a perspectiva CTSA permeia o Ensino de Ciências e Biologia”, “o assunto é mais amplo que pensamos”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção de um Terrário

Alimentos Industrializados e Naturais

Relato Mangue do Fundão