Relato Mangue do Fundão

Atividade: Ida ao Mangue do Fundão

Público: Crianças moradoras da Vila Residencial 

Data: 04 de setembro de 2019

Local: Vila Residencial 


A parceria do EAPEB com o Projeto Vila em Dança, também da UFRJ, promoveu uma saída de campo com crianças moradoras da Vila Residencial da UFRJ. A fim de propor um contato crítico deste público com o Manguezal próximo, discutimos sobre a diversidade da fauna e flora encontrada nesse ecossistema, assim como os impactos que ele sofre.

Fomos ao Parque do Catalão, no próprio campus da Ilha do Fundão, e ali conversamos sobre a diversidade que víamos. Na trilha, as crianças puderam perceber a presença das árvores, a relação com a temperatura dentro e fora desse ambiente e a diversidade de animais tanto na trilha quanto na margem da Baía de Guanabara. Sentamos em um ponto próximo à Baía, em que era possível observar as construções ao redor e exploramos essa questão. As crianças ficaram animadas em observar a diversidade de animais marinhos, através da visualização de diferentes tipos de conchas nas pedras. 

Elas perceberam também uma grande quantidade de lixo na margem e relacionamos esse fato com as políticas de despoluição da baía, os municípios ao entorno, com a falta de saneamento básico e coleta regular de lixo, mostrando a importância das políticas públicas para os moradores das cidades ao redor da Baía de Guanabara e para a preservação daquele ecossistema. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção de um Terrário

Alimentos Industrializados e Naturais