Semana de Integração Acadêmica UFRJ.

Atividade: Semana de  Integração Acadêmica UFRJ.

Palavras chave:

Público: Graduandos

Data: de 17 a 19 de Outubro

Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Descrição:

Um dos trabalhos apresentados levou o nome de EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: TEMÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. Participamos de uma sessão com trabalhos de diferentes áreas, sendo o nosso o único de Educação Ambiental. Ao final, a coordenadora da sessão nos perguntou sobre a importância da extensão e da experiência do projeto para a nossa formação acadêmica, além dos locais onde atuamos. As respostas foram espontâneas, afinal o trabalho que desenvolvemos no projeto é muito gratificante e de grande aprendizado, onde tudo que foi aprendido e vivido será  em nossa vida profissional. Sobre as escolas onde atuamos, respondemos que se restringem à cidade do Rio de Janeiro pelo fato de não termos verbas para atuar  em locais mais distantes, tendo em vista que já realizamos trabalhos em instituições parceiras sem ajuda financeira.

O segundo  trabalho apresentado na sessão de extensão intitulado DIÁLOGOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS se baseou em um relato de experiência das atividades realizadas ao longo de toda a parceria com a Escola Municipal Friedenreich. Esse trabalho começou em 2014 com um curso teórico oferecido aos professores da escola e ministrado por nossa coordenadora. No ano de 2015 fechamos o trabalho com as professoras com uma oficina com tema Alimentação e Sociedade. Ainda nesse ano, duas bolsistas desenvolveram um trabalho semanal com alunos de todas as séries daquela escola e esse trabalho originou alguns desdobramentos, que foram apresentados na SIAC.
O trabalho foi apresentado por duas bolsista do projeto, que  mostraram as atividades realizadas com  alunos da Educação infantil, até as turmas de 5º ano. A sessão foi coordenada por professores  que pouco contribuíram em sugestões e/ou perguntas.


O terceiro trabalho apresentado, intitulado de “PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO CONTEXTO DE EXCURSÕES DE CAMPO”,  foi apresentado por uma estagiária do projeto, e abordava o trabalho que foi realizado no Colégio de Aplicação da UFRJ durante o ano de 2015, em que o professor do segundo ano do ensino médio, Filipe Porto, realiza excursões com os alunos. Durante a parceria, dois bolsistas do EAPEB participaram do planejamento das excursões, junto com os licenciandos, além de adicionar discussões sobre as problemáticas socioambientais presentes no locais visitados nas excursões.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção de um Terrário

Alimentos Industrializados e Naturais

Relato Mangue do Fundão