Relato sobre a excursão do Horto – CAp UFRJ

Atividade: Excursão do Horto.

Palavras chave: Horto, questões socioambientais, excursão

Público: alunos e alunas do 2o ano do Ensino Médio

Data: 25 a 27 de agosto de 2016
Local: Colégio da Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ); Horto do Jardim Botânico.
Descrição: Os licenciandos e licenciandas de Ciências Biológicas da UFRJ, que são acompanhados pelo professor de Biologia Filipe, organizaram as atividades da última excursão da turma do segundo ano do ensino médio. Junto com esses licenciandos, duas estagiárias do EAPEB, , Júlia e Gabriela, acompanharam a organização e a elaboração de um roteiro para facilitar as atividades propostas.

O local da excursão foi a floresta do Horto, no Jardim Botânico. O  Horto faz parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Para facilitar a entrada na trilha e otimizar o tempo da excursão, as 3 turmas foram em dias diferentes. A excursão à Floresta do horto visa complementar um estudo sobre a história do Parque Nacional da Tijuca,sua biodiversidade e formação. Por isso, o local escolhido para essa excursão foi o Horto do Jardim Botânico, por fazer parte do Parque Nacional e pela  facilidade de observação dos objetivos propostos e por ser próximo ao colégio.

Antes de iniciarem a trilha, os alunos foram divididos em grupos, onde receberam instruções sobre a excursão e tiveram uma breve explicação do histórico da mata Atlântica, como posição geográfica, porcentagem da área que foi desmatada e reflorestada, além da biodiversidade do local e sobre a formação da floresta. Após isso foi aberto um espaço para que as estagiárias pudessem falar sobre as questões socioeconômicas do local, para isso os alunos se juntaram em um grande grupo novamente.

Trouxemos a questão do conflito que ocorre na comunidade do Horto que, desde a década de 1980, sofre ameaças de remoção por parte do instituto de pesquisa do Jardim Botânico, sendo que em 2002 esse conflito se acirrou. A justiça já concedeu liminares  a favor dos moradores e também do Horto, acirrando mais ainda a disputa. Em contraponto a esse conflito, vemos as mansões do Horto, que também estão localizadas em áreas de risco, sem nenhum risco de serem removidos, e muitas vezes com construções em andamento.

   
Resultados:
 O trabalho realizado se mostrou bem eficiente, levando em conta que os estudantes ficaram atentos e interessados durante a nossa fala, e participaram bastante da discussão. Além disso os alunos disseram preferir muito mais aulas como essa ao invés de em sala de aula, pois se interessam mais e fixam mais a matéria.










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