EAPEB no Dia Nacional de Grevioe na Educação

Atividade: diálogo com a população sobre materiais e trabalhos produzidos pelo EAPEB

Público: qualquer pessoa

Data: 15 de maio

Local: Praça XV

O dia 15 de maio de 2019 foi marcado por manifestações em todos os estados do Brasil. Professores, profissionais da educação e estudantes do ensino federal, estadual e municipal pararam no Dia Nacional de Greve na Educação para dizer NÃO! aos cortes de investimentos na educação. A fim de demonstrar o trabalho de milhares docentes e alunos, muitas atividades marcaram na Praça XV a participação de movimentos de professores de diversas universidades públicas da região e da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ, a AdUFRJ, no dia 15 de maio.

O EAPEB esteve presente dialogando com a população sobre dois trabalhos desenvolvidos pelo projeto. Conversamos sobre um jogo de cartas ilustradas que têm o objetivo de fazer associações entre alimentos industrializados e suas matérias primas e também entre produtos in natura e sua forma ainda na terra. Esse jogo foi planejado para trabalhar com uma escola parceira do projeto, no intuito de trabalhar o tema da alimentação com alunos e alunas de turmas da Educação Infantil (EI).

Além do jogo, dialogamos com a população sobre uma pesquisa desenvolvida pelo EAPEB, que tem o objetivo de entender as relações das juventudes com a sociedade de consumidores dentro do contexto escolar. Para esse diálogo, realizamos uma atividade inspirada em uma das nossas oficinas que realizamos em escolas. Acreditamos que a propaganda gera nas pessoas o desejo de consumir, por isso perguntamos aos jovens: quais são seus sonhos de consumo e quais são seus sonhos que não envolvem o consumo de algo material. Dessa forma, pedimos para as pessoas escrevessem em um post it seus sonhos de consumo e, em outro post it, um sonho que não envolve consumo e montamos um mural com essas frases. que era dividido em sonhos que não envolvem consumo e sonhos que envolvem consumo. 

O grupo do nosso projeto acredita que as atividades e os diálogos foram um sucesso, uma vez que quase todas as pessoas que pararam para nos ouvir, participaram da nossa atividade e reforçaram a importância de projetos como nosso na defesa de uma universidade pública de qualidade. Além disso, essa foi uma importante oportunidade de conversar com outras pessoas que também trabalham com Educação Ambiental em outros contextos. Nesse sentido, a intensa chuva que nos deu banho foi uma mera coadjuvante diante do espetáculo que foi o Dia Nacional de Greve na Educação.







                                                                      









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção de um Terrário

Alimentos Industrializados e Naturais

Relato Mangue do Fundão